Tags

, , , , , ,

Em todo o século 20, nunca houve uma época tão revolucionária para a moda quanto os anos de 1980, a época do excesso. Na década de 80, a moda ganhou um cara nova, com a negação ao estilo hippie dos anos 60 e 70 e o avanço tecnológico.  Foi a era da new wave, dos yuppies e da geração saúde, que trouxeram para a moda as roupas de ginástica, estampas de animais e cortes de cabelo assimétricos. Tudo extremante contrastante com o inicio do estilo ‘vintage’  e a retomada das décadas passadas,  dando uma outra face ao estilo oitentista.

Mas para quem não viveu essa época, não faltam filmes e series de TV para ilustrar a década de 80.  E para a seção Fash’n’Movies de hoje, falo de um dos filmes que mais bem ilustra a moda dos anos 80, e que completa 25 anos esse ano: A Garota de Rosa Shocking (Pretty in Pink), filme de 1986, de Howard Deutch, com figurino de Marilyn Vance.

A Garota de Rosa Shocking é um dos vários filmes adolescentes da década de 80 que se tornaram  clássicos, assim como Curtindo a Vida Adoidado e Gatinhas e Gatões – que também ilustram muito bem a moda da época. O filme em si não vai muito além da reciclagem do conto da gata borralheira, porém trata de questões ideológicas como a divisão de classes e o alcoolismo, mais ainda tem o humor de filme adolescente.

O figurino do filme mostra os dois lados da moda 80’s através de três personagens, Andie (Molly Ringwald) e Duckie (Jon Cryer), com o estilo ‘vintage’,  e Iona (Annie Potts), com estilo new wave, o que mais caracteriza os anos 80.

– Andie

O estilo de Andie, a protagonista, além de refletir sua personalidade, demonstra também sua condição social, com roupas estilizadas e de estilo vintage. A característica mais marcante de seus looks é a presença do cor-de-rosa em quase todos as suas roupas (além do fofíssimo carro rosa).  O ponto alto do figurino de Andie é seu prom dress, feito a partir de dois outros vestidos, ambos na cor rosa, obviamente.

– Duckie

Duckie carrega todo o humor do filme, e seu figurino não poderia ser diferente. Sempre com ternos e jaquetas sobrepostos, além seus inseparáveis sapatos brancos e óculos escuros de armação redonda, no maior estilo Yoko Ono, Duckie tem roupas bem mais criativas e divertidas do que as de Andy.

– Iona

No filme, a melhor representação do estilo oitentista é Iona, que vai de new wave a kitsch punk no decorrer da película. Em seus visuais, muito bem elaborados, ela abusa de referências punks e orientais. Vale também destacar os penteados nada convencionais que, na maioria das vezes, vêm acompanhados por perucas ou apliques.

Anúncios