Tags

, , ,

No ano de 1947, dois anos após o fim da II Guerra Mundial – e da recessão econômica, quando Mademoiselle Chanel reinava soberana com seus cortes simples e cores sóbrias – surge um novo nome na moda: Christian Dior.

O francês, vindo da região do Canal da Mancha, foi para Paris estudar Relações Internacionais, mas desviou seus estudos para as artes, começando a frequentar ateliês de pintura e desenho. Foi nessa época que Dior começou a desenhar vestidos, que, mais tarde, lhe dariam fama internacional.

A visão e os traços da moda de Dior causaram fascínio e delírio e, em 1947, o estilista inaugurou sua marca, a Maison Dior. Em apenas 10 anos de carreira, lançou grandes tendências, como a saia midi, o tailleur (traje feminio composto por casaco e saia) e o formato evasê nos vestidos.

Christian Dior mede a altura da saia midi, que deveria ser de 40 cm do chão, segundo a moda de 1952

Entre as criações de Christian Dior, o New Look (sua primeira coleção) foi, com certeza, sua maior contribuição para a moda da época. O novo estilo criado por Dior dispensava o minimalismo e a sobriedade de Chanel vindo carregado de extravagância. Os vestidos de saias enormes, por exemplo, utilizavam até 40m de tecido em sua confecção.

Tailleur de saia ampla feito por dior em 1947

Além do exagero de tecido, Dior ressaltou a feminilidade da mulher com silhuetas esguias e comprimento midi – que voltou a moda nesse inverno.

Durante 10 anos, Dior foi o estilista mais cultuado e admirado do mundo da moda, tendo suas criações consideradas muito bem sucedidas e seu nome associado a elegância e refinamento. Christian Dior morre em 1957 e deixa um império luxuoso constituído de 28 ateliês e 1200 empregados. O estilista escolhido para substituí-lo era o jovem estilista Yves Saint-Laurent.

 Quotes

  • “Tons de cinza, azul-turquesa e rosa, vão prevalecer.”
  • “O perfume de uma mulher diz mais sobre ela do que sua letra.”
  • “É imperdoável fazer o que não se ama.”
  • “Meu sonho é salvar as mulheres da natureza”
  • “Eu acho que nós temos que estar cientes de que as pessoas podem cometer erros em sua vida”,

Anúncios