Tags

, , , ,

Hoje o Fash’n’blog decidiu sair um pouquinho da rotina e homenagear um dos ícones atuais do estilo retrô: Amy Winehouse. Amy faleceu, de causas ainda não esclarecidas, neste sábado, 23, e foi cremada na manhã desta terça-feira, 26, no crematório Golders Greena, em Londres.

Amy não foi só uma grande perda para o mundo da música mas, também, para o mundo da moda. Em 2007, o estilista Karl Lagerfeld, se inspirou no estilo retrô da cantora para maquiar e pentear as modelos em um desfile da Chanel pré-inverno, em Londres. Nas palavras de Lagerfeld, Amy foi um “ícone de estilo”, além de linda e talentosa. “Gosto muito de seu cabelo, o peguei como inspiração. Porque, na verdade, esse penteado foi de Brigitte Bardot no fim da década de 50 e nos anos 60, mas agora Amy fez disso seu próprio estilo (…) Ela é a nova Brigitte”, disse na época.

Renegando o título de ícone fashion, Amy levou consigo, além da voz incrível que a consagrou no mundo da música, o penteado à la Brigitte Bardot, olhos carregados de delineador, vestidos justíssimos em estilo retrô e saltos muito altos – sob os quais, muitas vezes, a própria Amy não conseguia se equilibrar durante os shows. Mesmo nas cenas em que aparecia desarrumada (e não foram poucas) seu estilo marcante também esteve presente nas roupas e na maquiagem.

A maquiagem com olho gatinho – nada milimalista – estava sempre lá. Os cabelos pretos, às vezes desgrenhados, mantinham-se sempre volumosos e com estilo. A prova de que Amy deu um show de estilo, foi a parceria que a cantora assinou com a marca britânica Fred Perry, que criou roupas inspiradas no estilo da diva.

Seu olho destacado com delineador inspirou adoradoras da musa

Bom, querendo ou não, Amy Winehouse entrou para a lista de músicos que morreram aos 27 anos, que influenciaram, de alguma maneira, a moda e deixaram um legado fashion. Exemplos disso, são Kurt Cobain e sua estética grunge, Jim Morrison e o estilo rock’n’roll e Janis Joplin com seu hippie despojado. E foi em nome desse influência, proposital ou não, que o Fash’n’blog decidiu homenagear a musa Amy Winehouse.

Anúncios