Tags

, ,

Uma questão na maquiagem que sempre levanta dúvidas é o uso de cores fortes na boca. Isso por diversos motivos. Entre eles: o batom pode não durar, pode borrar, pode ficar forte demais ou não combinar com o resto da maquiagem. O que não se discute é que é possível ficar linda – e cheia de estilo – com a boca colorida. E de uma maneira não tão difícil assim.

A maior dica é: um batom forte requer maquiagem leve. Só a pele perfeita, com um pouco de iluminador e um blush pêssego ou bronze, já completam o look de forma leve e fresca. Afinal, a combinação batom forte + olho marcado a gente deixa para as moças da vida.

Hoje vou ensinar a usar o batom laranja. Eu adoro essa cor de batom, assim como as variações de coral e, ao contrário do que muitas pensam, o laranja/coral pode ser usado por qualquer pessoa com qualquer cor de pele – basta escolher o tom certo para a sua.

Meninas de pele clara/rosada podem optar por qualquer tom de laranja, dos mais claros aos mais escuros, dependendo do tipo de efeito desejado. Um batom mais escuro dá mais sensualidade, enquanto um mais claro pode ser um ótimo complemento para um olho com delineador gatinho, por exemplo, e resulta num look mais girlie.

As morenas podem optar pelos tons médios e escuros. Laranjas puxados para o vermelho dão bom resultado. Os claros podem ser uma boa ideia se a busca é por um look ousado e diferente. Eu não gosto, acho que não fica natural.

Negras devem optar pelos laranjas bem escuros, quase no tom telha. O efeito matte (opaco) fica muito bem em meninas de pele bem escura.

Como pintar

O modo mais prático de fazer uma boca colorida – seja laranja, vermelha, ou qualquer outra cor forte – é apagando-a primeiro. Explico.

Faça a pele, com base, corretivo e pó compacto – nessa ordem. Quando passar o corretivo, “apague” a boca com ele, para que o contorno não fique tão definido. Assim, você pode determinar qual a forma quer que sua boca tenha.

Passe o batom, de preferência com um pincel. Eu não tenho pincel bom e sei que a maioria das pessoas também não tem, então costumo passar com o dedo. Funciona bem também. O importante é começar pelo contorno, só depois dele feito, preencher os lábios.

Tire o excesso, “mordendo com os lábios” um pedaço de papel higiênico. Passe pó compacto por cima do batom e espere um minuto. Isso ajuda a segurar mais a cor.

Passe o batom novamente e tire o excesso beijando um pedaço de papel.

Para o efeito matte, passe um pouco – bem pouco – de pó compacto sobre o batom. Se quiser brilho, basta uma camada de gloss incolor.

Anúncios