Tags

, , , , ,

No século XVIII a França foi palco de uma terrível crise social e financeira. Em uma busca incansável pelo prazer negado em casa, os senhores da época procuravam prostitutas que, por consequência da crise e das baixas temperaturas, evitavam tomar banho, mas não perdiam a vaidade.

Para se manterem alinhadas, um coque ajudava a esconder o cabelo sujo, o pó servia para camuflar as manchas de fuligem e a oleosidade do rosto, as roupas de baixo eram trocadas diariamente. E as unhas? Para esconder a sujeira que ficava embaixo das unhas, as prostitutas francesas pintavam a pontinha delas de branco para dar a impressão de que estavam com as mãos limpas. Durante todo o século, a ponta da unha pintada de branco servia para identificar as “mulheres da vida”.

Por muito tempo foram esquecidas, mas nos anos 1970 elas voltaram: as francesinhas. Duas camadas de um esmalte transparente e uma listra branca na extremidade eram sinônimo de luxo. Somente mulheres muito ricas utilizavam a pintura.

Hoje, no ano de 2011, nada disso importa! Joguem fora seus esmaltes brancos e claros. O que vale é a criatividade e ousadia da mulher que carrega francesinhas coloridas em seus dedos. Na imagem abaixo, vocês podem ver os esmaltes da coleção Rock et Baroque de Yves Saint-Laurent. Foi o lançamento dessas cores que levou as viciadas em esmaltes a ousarem em suas combinações:

Inspirada nas unhas de uma conterrânea, a Deborah Finger (nome conveniente pra quem está sempre com as unhas impecáveis), que ousou na escolha dos esmaltes para a francesinha, fiz uma pequena seleção de cores que dariam combinações legais.

Para quem curte cores chamativas, fiz uma cópia descarada das unhas da Deborah e apliquei duas camadas de cada esmalte da imagem abaixo com a listra da cor oposta. Ambos têm cobertura fosca, então fotografei dos dois jeitos: da direita com cobertura brilhosa e à esquerda com efeito natural.

Abaixo utilizei duas camadas do Preto Sépia da Risqué e a francesinha com o glitter forte 388 da Hits. No dedinho passei o Beijo Roubado, da coleção Espelho, Espelho Meu, da Colorama com a francesinha Expression of Night da coleção Ultimate 3D, da marca Top Beauty.

Para as meninas que curtiram a novidade, mas não querem usar cores muito chamativas, podem optar pelo tom sobre tom, como o Beijo Roubado e o Lenny, da Impala:

E, por fim, outro tom sobre tom: Jackie da Impala e o Nude da Panvel Make Up.

Eu fiz um dedo de cada cor só para mostrar como fica, pois sou a favor de todos os dedos iguais. Mas, independente do meu gosto, o legal dessa nova moda é não ter padrão.

Portanto, solte a criatividade! Fuja do tradicional! Ouse! Experimente! Misture cores e deixe suas unhas com a sua cara e com a cara da estação.

Anúncios