Tags

, , , , ,

Semana passada fui ao show da banda australiana John Butler Trio. Do estacionamento à fila de entrada do show, o chapéu Panamá estava em todo o tipo de gente: fashionistas, alternativos, adoradores de Bob Marley e, até mesmo, dos baladeiros de plantão que estavam no evento sem saber do que se tratava.

O vocalista da banda sempre utiliza algum acessório na cabeça: gorros, boinas com a bandeira da Jamaica e, principalmente, chapéus Fedora, aquele feito de feltro e que tem sua fabricação inspirada no chapéu Panamá.

O australiano John Butler

Foi o estilo do australiano que fez com que a plateia estivesse repleta de chapéus e me inspirasse a fazer o post da seção Trends de hoje.

Apesar do nome, o chapéu Panamá é fabricado no Equador (onde é chamado de El Fino), especialmente em Cuenca e Montecristi. De cor clara, o acessório pode ter vários formatos. É fabricado com a palha de uma planta encontrada no Equador e em países vizinhos. O chapéu recebeu este nome porque o presidente Theodore Roosevelt utilizou o acessório em uma visita ao canal do Panamá em 1906.

Roosevelt em visita ao Panamá

Atualmente, a peça pode e deve ser usada para ir à praia ou para uma caminhada à beira-mar, mas também é ideal para programas casuais, como um cinema, shoppings e shows. Usar o panamá com vestidos mais soltinhos ou com short, é um bom jeito de aproveitar o verão com o visual renovado. Em dias mais frescos, pode ser utilizado com skinny ou vestido e blazer.

Blake acertou na escolha do vestido, blazer e Oxford para acompanhar o chapéu

Dicas

  • aquela tradicional tira preta do panamá pode ser trocada por um lenço ou por uma fita colorida;
  • nos pés, invista em sapatilhas, oxfords, mocassins ou rasteiras.
  • ficam muito bem com navy;
  • cardigan + chapéu Panamá = combinação perfeita.

Na imagem acima, Nicky Hilton apostou em um look sem muitas cores. Acertou em cheio! Já Alexa Chung combinou o acessório com peças mais pesadas, estilo rock’n’roll e deu super certo. A atriz Anne Hathaway utilizou o chapéu com calça skinny e sapatilha, uma opção difícil de errar.

Quem usa

Anúncios