Tags

, , ,

Fabricado pela primeira vez em 1792 na cidade de Nimes, na França, o jeans (ou denim, abreviação de “tecido de Nimes”) era usado, inicialmente, para uniformes navais para os marinheiros, também chamados de “Genes”, que trabalhavam no porto de Gênova e ganharam credito pelo nome Jeans, dado ao tecido pelos americanos no auge da corrida do ouro americana, em 1850.

Nos Estados Unidos, jeans era usado como tecido para fabricação de lonas que ajudavam no garimpo, entretanto, o mercado estava extremamente saturado pela oferta do material por, praticamente, todos os mercadores.

Com um grande estoque de lonas e sem mercado consumidor para comprá-las, Levi Strauss procurava outra aplicação para o resistente tecido. Observando a necessidade de roupas mais resistentes para os garimpeiros, que, por usarem roupas de tecidos menos resistentes que a lona, trocavam suas vestimentas quase que constantemente.

James Dean e Marlon Brando, estrelas do cinema na época.

Tendo isso em mente, Levi confeccionou três calças com a lona que possuía e o sucesso foi quase imediato. Devido a resistência do tecido, as mesmas não estragavam com facilidade e tinham maior durabilidade. A partir de então, cada vez mais os trabalhadores utilizavam o jeans para exercer suas tarefas mais árduas e de exigência física. Entretanto, o jeans só passou a ser utilizado no dia-a-dia, já no século XX.

Na década de 50, o jeans deixou de ser apenas tecido para uniformes de trabalhadores e passou a ser usado por grandes estrelas de cinema da época, Marlon Brando e James Dean, demonstrando rebeldia e chamando a atenção da moda e do publico jovem da época. O primeiro estilista a utilizar o jeans em uma de suas coleções foi Calvin Klein na década de 70, causando choque e indignação aos mais conservadores. Esta atitude, no entanto, foi logo seguida pelos demais e o jeans definitivamente conquistou seu espaço na sociedade.

Hoje o jeans é uma das peças mais básicas do guarda-roupa, tanto masculino quanto feminino, sendo também usado em outras peças além de calças, como jaquetas, vestidos, saias, bolsas e acessórios.

Anúncios