Tags

, , , , ,

Desde que se desprendeu do terno e passou a ser usado sozinho, o blazer pode ser uma peça coringa para qualquer ocasião, basta saber como usar. Diferentemente do paletó, o blazer é bem menos social além de ser confeccionado com tecidos mais leves, estampados e até coloridos.

Segundo o estilista Franco Mazzei, antes de comprar um blazer deve-se checar seis fatores para que a peça lhe caia perfeitamente:

via http://migre.me/5AFBk

1. Lapela: mesmo que a moda indique uma tendência para lapelas mais estreitas, a gola do blazer deve ser escolhida de acordo com o tipo de corpo. Exemplo: se você tiver um peito grande, escolha uma lapela média ou mais larga

2. Manga: ela deve ultrapassar apenas um pouco o ossinho do pulso, deixando aparecer o punho da camisa. O comprimento da manga do blazer costuma ser um pouco mais curto do que o do paletó.

3. Ombros: quando experimentar um blazer, ele deve encaixar bem nos seus ombros, já que é uma parte que não pode ser ajustada.

4. Comprimento: No blazer a barra pode ser um pouco mais curta que um paletó, principalmente nos modelos mais esportivos e voltados para um público mais jovem.

5. Silhueta: evite modelos muito quadrados, preferindo aqueles mais acinturados. O ideal é que o blazer defina melhor sua silhueta, porém sem que fique apertado demais. Leve em consideração o tipo de corte na parte de trás do blazer.

6. Abotoamento: os brasileiros preferem os modelos de três botões porque alongam a silhueta, mas o modelo mais que está mais em evidência hoje em dia é o que combina bem com o espírito casual do blazer: o de dois botões.

Com o que usar?

Como é uma peça básica, pode ser usada em diversas combinações, mas adicionando sofisticação e estilo ao seu look. O blazer pode ser usado com calça jeans ou social, porém deve sempre lembrar que a calça – se for de tecido – deve ser de cor sóbria, como preto ou azul marinho, e, se de jeans, escuro ou black. Evite também usar o blazer da mesma cor da calça.

Junto com a calça jeans, o blazer pode acompanhar camisa pólo, T-shirt ou camisa social + gravata. Já com calça social, evite usar T-shirts. A combinação fica  mais social e a camiseta básica não se encaixa bem.

No frio, o blazer, preferencialmente de veludo ou lã, pode ser usado com sweaters e pullovers, mas tome cuidado para não usar uma blusa muito grossa: deixa o look visualmente estranho.

Sapatos

Sempre prefira sapatos fechados como All Star e oxfords. Mocassins também são uma boa opção, porém devem ser usados somente quando a calça for jeans, pois o calçado dá um ar mais casual ao look.

Anúncios