Tags

, , , , ,

Os anos 50 foram uma década marcada por recomeços. Com o fim da guerra,  recessão na economia foi vagarosamente dando espaço para a bipolarização mundial, dando inicio a guerra fria e conseqüentemente a formação de novas potencias mundiais.  Com o final da guerra, o racionamento de tecidos havia acabado, assim como o minimalismo de mademoiselle Chanel, que perdia espaço para o “New Look” Dior.

Diferentemente da silhueta pesada do final dos anos 30 e do começo dos 40, a silhueta 50’s é jovial e feminina que as mulheres tanto ansiavam.  A necessidade da moda pela volta da sofisticação e do luxo vinha da necessidade de escape de tudo o que a guerra trouxe de “pesado”, tanto para a moda quanto para o cotidiano mundial.

Exemplo de looks lady like atuais.

 

Para compensar os anos de looks minimalistas, onde mademoiselle Chanel reinava absoluta com sua Maison, chega com Dior o estilo Lady Like. As principais características desse estilo são saias evasê e lápis, vestidos godê e calças cigarrete de cintura alta. Já na cartela de cores, há o predomínio de tons pasteis e cores sóbrias.

Os ícones 50’s são referencia em estilo e elegância até hoje, como Audrey Hepburn, Grace Kelly, Rita Hayworth, Marilyn Monroe e Bridget Bardot, divas do cinema na época.

 

Anúncios