Tags

, , , ,

Grande tendência para o inverno 2012, o gótico é bem mais do que somente o veludo e o couro que as coleções outono/inverno mostraram. O gótico é uma cultura, um estilo de vida que surgiu no final dos anos 70 e também tem vertentes semelhantes ao punk. O nome gótico significa “referente a godos” e era utilizado na época da Renascença para definir a forma de produção cultural ocorrida entre os séculos XII e XV.

Posteriormente, por toda a idade média, o gótico foi associado às trevas e oposta à idade das luzes. Mais tarde, com o início do romantismo nas artes, o estilo gótico virou uma vertente romântica, também chamada de ultrarromantismo. As características dessa escola literária e artística são a sobriedade e o clima macabro das obras.

Apenas no final da década de 70 que o gótico foi retomado como estilo de vida, influenciado por correntes como o expressionismo, beatnik e o decadentismo. Os adeptos à esse estilo de vida eram chamados de “darks” no Brasil e eram influenciados por bandas como Joy Division, Bauhaus, The Sisters of Mercy.

Já o gótico do inverno 2012 é dramático e fetichista, com muitos bordados, brilhos e tons sóbrios, além do preto. A silhueta gótica é reta, longa e seca e, por isso, muito feminina.

Anúncios