Tags

, , , , , , , , , , ,

Um dos clássicos da moda, junto com o LBD, a camisa branca e o tailleur, o Trench coat, peça criada para os militares ingleses na Segunda Guerra Mundial – daí o nome trench coat ou “casaco de trincheiras” é um dos hits da estação e, entra inverno, sai inverno, está sempre na moda.

Há controvérsias sobre a origem da peça, que é disputada por duas famosas labels da terra da rainha, Burberry e Aquascutum. Segundo a marca Burberry, o trench coat foi uma peça adaptada em 1914 para atender às necessidades dos militares britânicos, acomodando os equipamentos dos mesmos e fabricado a partir de um tecido impermeável patenteado por Thomas Burberry em 1888. Já Aquascutum diz que a mesma patenteou uma lã impermeável em 1851 e que foi usada, posteriormente, para fabricar os casacos militares britânicos.

O casaco é totalmente projetado para um soldado em guerra de trincheiras, sendo a aba do peito um reforço para apoiar a arma, as abas dos ombros para carregar mapas ou quepes e o punho ajustado com fivelas para se proteger do frio.

Apesar de ter sido criado no começo do século, o casaco só se popularizou –primeiramente entre os homens, na década de 40, a partir do personagem Rick Blaine, interpretado por Humphey Bogart, no filme Casablanca. Já as mulheres, só começaram a usar a peça nos anos 60, quando personalidades como Marilyn Monroe e Jack O. os utilizavam em suas aparições públicas. Audrey Hepburn imortalizou a peça quando a usou em diversas cenas do filme Breakfast at Tiffany’s.

Anúncios