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Ser a melhor em seu ramo nunca é fácil e, quando esse ramo é a moda, fica ainda mais difícil se manter no topo. Porém, há uma “senhora” que pertence a esse mundo há algum tempo, 120 anos para ser mais exata, e continua no topo: a revista VOGUE, que conta com edições em 19 países, sendo o Brasil o único da América do Sul a ter tal publicação. VOGUE, que em francês significa “popular”, ainda hoje é considerada atual e detém o titulo de “biblia da moda”.

Criada em 1892, por Arthur Baldwin Turnure e Harry McVickar, em Nova Iorque, a revista, que era apenas um folhetim de 30 páginas na época, era totalmente direcionada para a vida da alta sociedade novaiorquina do final do século. Sete anos depois, em 1909, a VOGUE foi comprada pela editora do Conde Montrose Nast, fundador da Condé Nast. Em 1912, o folhetim virou revista e ganhou edições quinzenais, com o objetivo de transformar a moda em “objeto de desejo” das mulheres americanas.

Quatro anos depois, foi lançada a primeira edição fora dos Estados Unidos, publicada no Reino Unido, sob o comando de Elspeth Champcommunal. Já em 1920, foi lançada a VOGUE francesa, uma das principais responsáveis pelo sucesso da revista fora do território norte-americano.

Conforme se passavam os anos, a revista se adaptava ao público. Na década de 60, por exemplo, começou a ter um apelo mais jovem, voltado para as revoluções sexuais e para moda contemporânea da época. Já nos anos 70, a revista passou a apostar em editorias mais extensos e elaborados, adotando um estilo diferente para atender às mudanças de seu público alvo. Em 1975, o grupo Carta Editorial lançou a revista VOGUE Brasil, sob o comando de Luiz Carta, que permaneceu até 1986. Em 2010, a revista foi vendida para a editora Condé Nast, da Rede Globo.

Já no final da década de 80, a revista ganhou status mundial de “bíblia da moda”, a partir da ascensão de Anna Wintour, que mudou radicalmente a publicação, além de lançar várias outras revistas “afiliadas”, como a Teen Vogue, a Men’s Vogue e a Vogue RG.

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