Tags

, , , , ,

Com o inicio do inverno na proxima semana, um dos itens que volta para a parte de baixo do guarda-roupa das mulheres nessa época é a meia calça, essencial para deixar o look mais quentinho e charmoso, não importa a temperatura. Hoje, a peça é praticamente exclusiva das mulheres mas, inicialmente, era usada muito mais por homens, ja imaginou?

Os primeiros registros do uso de algo parecido com meia-calça esta na Mesopotanea, onde os soldados usavam meias confeccionadas em lã e algodão.  A partir do século XIV os nobres usavam as tais meias como artificio de “sedução” pois ela destacava seus dotes fisicos.

Na metade do século XIV, os homens que possuiam meia-calça feita por algum tecelão espanhol tinham maior status, os nobres chegavam a ter até oito pares de meia, um sinal de luxo. Nessa época, os reis eram presenteados com meias de seda, um dos presentes mais apreciados pela nobreza.

Apenas no final do século XVI, as meias foram ficando mais finas e usadas mais pelas mulheres. Os homens deixaram o acessório de lado e o modelo 7/8 foi inventando, sendo o preferido das mulheres na época. Mas somente no século XX a meia calça se tornou um acessório sexy para as consumidoras femininas.

No periodo da I guerra mundial, a escasses de produção atingiu também a moda e com isso, a meia calça (de material fragil e facil de rasgar) foi ficando escassa e isso obrigou as mulheres a desenhar um risco na parte de tras das pernas para simular a costura da meia, algumas mulheres da época diziam sentir mais falta de suas meias calça de que de seus maridos no periodo de guerra.

Hoje, a meia vem em diversos materiais, cores e estampas, sendo de facil acesso e também peça basica no vestuario feminino.

Anúncios