Tags

, , , , , , , , , , , ,

Amado pelos fashionistas mas detonado pela crítica, Nine, filme inspirado em um musical que, por sua vez, foi inspirado na história real do diretor Federico Fellini enquanto filmava “8 ½”, traz números musicais esplêndidos e um guarda-roupa luxuoso do final dos anos 50 e começo dos anos 60.

Protagonizado por Daniel Day-Lewis que interpreta Guido Contini, um famoso diretor de cinema que tem pouco tempo para emplacar um filme, ele se vê em uma crise criativa, econômica e psicológica. A partir disso, ele se depara com as mulheres de sua vida: a esposa (Marion Cotillard), a amante (Penélope Cruz), a musa (Nicole Kidman), a confidente (Judi Dench), a mãe (Sophia Loren), a jornalista da Vogue americana (Kate Hudson) e a prostituta (Fergie).

O figurino de cada mulher da vida de Guido é peculiarmente singular, talvez para não serem confundidas ou talvez porque cada personagem na história de Guido tenha uma função diferente.  Algumas delas são completamente opostas, como a mulher – sempre clássica e certinha, com um ar de Audrey Hepburn, e a amante, Penelope Cruz com suas roupas elegantissimas e super sexy, cheia de decotes e lingeries. Já a prostituta é o oposto da musa Nicole, cheia de roupas com tecidos finos, casacos de pele e penteados exuberantes em oposição a Fergie, com roupas simples e, de certo modo, vulgares.

O filme era grande favorito ao Oscar de Melhor Figurino em 2010, por ter Collen Atwood  como figurinista – ela já havia ganhado o Oscar por Chicago e Memórias de uma Gueixa, mas perdeu a estatueta de 2010 para A jovem Rainha Vitória.

Anúncios