Tags

, , , , , , , ,

Um dos clássicos que resurge todos os invernos no nosso guarda-roupa é o tweed. O tecido rústico, inicialmente usado para confecção de roupas do operariado, hoje é um item essencial para o look nosso de cada inverno.

Criado nas margens do rio Tweed, uma fronteira natural entre a Inglaterra e a Escócia, o tecido é feito com tramas de lã rústicas, e era usado desde a idade média para aquecer operários e trabalhadores que não possuiam tecidos mais elaborados ou peles para se aquecer. Mais tarde, o tecido também era utilizado para a confecção de roupas para caça.

Apenas em meados do século XX, Harris Tweed “glamurizou” o tecido, criando peças mais elaboradas feitas de tweed e assim, inserindo-o na moda da época, mas apenas na região entre a Inglaterra e a Escócia.

Contudo, somente em 1928 o tecido foi completamente difundido no mundo da moda a partir de mademoiselle Coco Chanel, que criou uma coleção inteira confeccionada em tweed. Chanel criou o conjuntinho tweed, composto por um casaco e uma saia e até hoje são o carro chefe  da marca, junto com outros clássicos como a Chanel 2.55