Tags

, , , , , , ,

Hit do verão passado e trend das proximas estações, o mocassim é, antes de tudo, uma peça histórica que vem se reinventando desde o século XVIII. É uma peça originalmente indígena, mas foi imortalizada por ícones como Elvis Presley e Michael Jackson.

Criada pelos índios norte-americanos, o calçado era feito de casca de árvore e couro de búfalo e os adereços eram feitos com contas e sementes e eram usados para distinguir as tribos. Porém, somente na década de 40 o mocassim foi “descoberto” pela moda a partir dos viajantes americanos que, atraídos pelo conforto, compravam os tais sapatos indígenas nas visitas às tribos.

Na década de 50, Elvis Presley usava mocassim com calça capri e tricô, fazendo as mocinhas da época suspirarem e lançando moda entre homens e mulheres. Trinta anos depois, Michael Jackson cometeu um crime fashion que acabou virando sua marca registrada, usando mocassim preto com meia social branca.

Já nos anos 2000, Cristian Louboutin revisitou o modelo, adiconando tachinhas e rebites. E no verão 2010/2011 o mocassim volta completamente à moda.