Tags

, , , , ,

Estampa-tendência desde o verão 2011, o poá, polka dots ou simplesmente estampa de bolinhas já se tornou um clássico na moda, estampando vestidos, blusas, saias, lenços e tudo o que se pode imaginar. Sou suspeita para falar, porque tenho o poá como minha estampa favorita, mas além de versáteis, as bolinhas são atemporais e, dependendo de como são usadas, podem dar um ar clássico e até divertido ao look.

Criado no século XIX pelos imigrantes europeus que foram para os EUA, o polka dots surgiu por causa da dança polca – estilo musical que se originou na região da Bohemia. Como a dança fazia parte da tradição dos imigrantes, os mesmos criaram uma estampa que “combinasse” com o ritmo alegre da dança do velho mundo.

Algum tempo depois – mais precisamente no fim da Segunda Guerra Mundial, o poá foi adotado pela moda para transmitir um clima otimista que surgiu em todo o mundo depois do fim da guerra. A moda pin up – surgida durante a II Guerra e eternizada por musas como Marilyn Monroe e Betty Page, adotou a estampa de bolinhas, que combinava com o clima sexy but funny das pin ups.

Hoje, o polka dots é sempre lembrado nas passarelas do mundo todo, sendo em uma versão clássica p&b, ou maxi, as bolinhas são um clássico da moda.