Tags

, , , , , , , , , ,

Uma das mais famosas labels do mundo, a Gucci tem uma biografia de dar inveja a qualquer marca. Com mais de 90 anos, a maison foi fundada no começo do século XX por Guccio Gucci, um humilde filho de artesãos que começou sua carreira como maitre no famoso e requintado hotel Savoy de Londres na virada do século 19.

Em 1921, Guccio retornou à sua cidade natal, Florença, e abriu uma loja que vendia acessórios de viagem em couro, fabricado pelos melhores artesãos da cidade, inclusive por ele mesmo. No início, sua loja vendia valises e malas em couro, que começaram a chamar a atenção da nova burguesia e da velha nobreza da cidade e, logo depois, do país.

Nos anos 1930, a marca conquistou prestígio internacional, abrindo uma segunda loja em Roma. Na década seguinte, Gucci lançou o primeiro de muitos clássicos da marca: a bolsa com alça de bambu. Na mesma época, a marca adotou o famoso logotipo composto por duas letra G. Ainda na década de 1940, a label lançou outro grande ícone: o mocassim com fivela de metal.

Até a década de 1980, a marca continuou entre as mais famosas do planeta mas ,no fim da mesma década, a label começava a se deteriorar no mercado de luxo, até que a Investcorp adquiriu 50% do capital da Gucci, sendo liderada, a partir daí, por Domenico Del Sole, que transferiu a matriz da marca para Milão e nomeou Tom Ford como diretor de criação.

Hoje a Gucci é uma marca de 91 anos, com uma linha de acessórios, bolsas, perfumes e roupas. Comandada por Frida Giannini, a maison ainda é uma das mais famosas do mercado de luxo.