Tags

, , , , , , , , , , , ,

Favim.com-14474_large

O verão já chegou e, querendo ou não, as sapatilhas, tênis e saltos perdem a vez para ela, a clássica e atemporal – além de brasileiríssima (!), Havaianas. Criada em 1962, a sandália foi inspirada em um tipo de calçado japonês chamada Zori, feita com tiras de tecido e solado de palha de arroz, por causa disso, o solado do chinelo é feito imitando a textura de grãos de arroz, com um diferencial: era feita de borracha, um produto nacional e muito mais durável.

O nome da sandália foi inspirada justamente no Havaí, um lugar de clima quente, que conta com praias, local ideal para o uso de chinelos. Durante os primeiros anos da Havaianas, eram consideradas calçados “de pobre”, sendo usado apenas por classes menos favorecidas, que se apaixonaram pelo modelo de sola bicolor azul e branca, com tiras azuis.

BLOG12

A partir da década de 90, a Havaianas foi “popularizada” entre as classes mais altas, sendo calçado básico nos pés de estrelas de TV e famosos. Foi nessa época que as Havaianas começaram a ser produzidas em mais cores e até em versões infantis.

Depois dos anos 2000, a sandália foi internacionalizada, abrindo filiais das lojas Havaianas em diversos países. Em 2012 a havaianas completa 50 anos, com um faturamento de mais de 1,6 bilhão por ano. Hoje existem diversos modelos e estampas de Havaianas, desde as clássicas bicolores, até as com plataforma.

Curta contando a história dos 50 anos das Havaianas: