Tags

, , , , , , , , , , , ,

 tumblr_mg84egMXhu1qek03po1_400_largeConhecida como estilista punk por produzir peças excêntricas, inspiradas em críticas sociais, políticas e sexuais sem perder o frescor jovem com ar tradicional, Vivienne Westwood está na crista da onda da moda inglesa e mundial há mais de três décadas e continua surpreendendo gerações com suas coleções provocadoras.

Vivienne Isabel Swire se mudou para Londres aos 17 anos, no final da década de 50, onde deu aulas de inglês e até frequentou uma faculdade de moda, abandonando a vida acadêmica logo em seguida por acreditar que uma pessoa como ela pudesse viver no mundo da arte. Casou-se pela segunda vez com um empresário musical, Malcolm McLaren que trabalhava com uma das primeiras bandas de punk da história, os Sex Pistols.

Convivendo com McLaren e com as bandas que ele agenciava, Vivienne começou a criar roupas para os integrantes das bandas, visando o público marginalizado das periferias de Londres, abriu uma butique que entre vários nomes ficou conhecida como SEX, que vendia roupas no estilo punk.

BLOG17

Com o final da década de 70, o punk perde a força e com ele a moda de Vivienne, que se separa de McLaren e muda para Itália, passa a dar aulas na Academia de Artes Aplicadas de Viena. Com a mudança de ares, as criações de Vivienne também mudaram, sua primeira coleção intitulada de pirates apresentando looks com cortes inspirados nos século XVII e XVIII; algo mais romântico com um olhar histórico.

Em 1982 ela desfila suas coleções em Paris, que desde Mary Quant não apresentava desfiles de ingleses. Cinco anos depois, Vivienne apresenta sua primeira coleção masculina, sempre causando polêmica.